É comum as pessoas confundirem VINTAGE com VELHO, e vice versa. Esse post é para explicar DIREITINHO a diferença entre os dois para não fazer feio na hora da produção.
A palavra VINTAGE significa ano de uma colheita de uvas. Mas no mundo da moda, define roupas antigas, que remetem o estilo daquela época. Mas a peça tem que ter a data DAQUELA época. Se foi feita recentemente, é uma RELEITURA, e não vintage, segundo João Braga, professor de história da moda da FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado).
O vintage voltou com força total nas mãos de Alexander McQueen - R.I.P. - e Marc Jacobs. Com alguns ajustes - silhueta, desgaste natural do tecido - a peça fica perfeita. Existem brechós como Minha Avó Tinha e Estúdio Vintage que trazem essas peças e vale a pena garimpar por um tempo o estoque de roupas.
Agora, o VELHO: é aquela peça que não tem mais conserto, está desgastada demais para ser recuperada. Não cometa a gafe que Michelle Obama cometeu: além de usar um bolero rosa Barbie, a peça era velha MESMO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário